Harvard Business Review - Top 10 Competências de Liderança
- pedrohsilvaeng
- 22 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 17 minutos

||Uma pesquisa com 195 líderes de mais de 30 organizações globais||
Você sabe quais competências são essenciais para se tornar um líder de alto desempenho?
Pesquisas nas últimas décadas nos mostraram que as qualidades de liderança mais importantes estão centradas nas habilidades sociais e na inteligência emocional.
O artigo originalmente publicado na Harvard Business Review traz reflexões interessantes sobre a natureza do ser humano pois, embora muitas dessas competências pareçam óbvias, elas são difíceis de dominar, uma vez que exigiria que nós agíssemos contra a nossa natureza que é programada para não abrir mão do controle e evitar pequenos fracassos!
Uma pesquisa com 195 líderes de mais de 30 organizações globais sugere que há cinco temas principais de competências que os líderes fortes exibem:
Altos padrões éticos e promoção de segurança no ambiente
Um líder com altos padrões éticos transmite um compromisso com a justiça, trazendo confiança de que tanto ele quanto a sua equipe honrarão as regras do jogo. Da mesma forma, quando os líderes comunicam claramente suas expectativas, eles evitam enganar as pessoas e garantem que todos estejam na mesma página.
Em um ambiente seguro, as pessoas podem relaxar e potencializar a capacidade do cérebro em termos de engajamento social, criatividade e ambição.
A neurociência corrobora com esse ponto: quando registramos uma ameaça à nossa segurança, o nosso corpo entra em estado de luta/resposta. Nesse estado, perdemos o acesso ao sistema de engajamento social do cérebro, inibindo a criatividade e a busca pela excelência.
Capacitação das pessoas para se auto-organizarem
Fornecer uma direção clara e, ao mesmo tempo, permitir que a equipe organize seu próprio tempo e trabalho, foi identificado como a próxima competência de liderança mais importante. Nenhum líder pode fazer tudo sozinho. Portanto, é fundamental distribuir o poder por toda a organização e confiar na tomada de decisão daqueles que estão mais próximos da ação.
Pesquisas têm mostrado repetidamente que equipes empoderadas são mais produtivas e proativas, oferecem melhor atendimento ao cliente e mostram níveis mais altos de satisfação e comprometimento no trabalho.
Promoção de senso de conexão e pertencimento entre os colaboradores:
Somos uma espécie social que quer se conectar e sentir que pertencemos a algo. De uma perspectiva evolutiva, o apego é importante porque aumenta nossas chances de sobrevivência em um mundo cheio de predadores.
Pesquisas sugerem que uma sensação de conexão também pode afetar a produtividade e o bem-estar emocional como, por exemplo, quando alguém se sente emocionalmente esgotado apenas por assistir a interações desagradáveis entre colegas de trabalho.
Do ponto de vista da neurociência, também é papel fundamental de um líder criar conexões, pois, uma vez que nos sentimos seguros (grupo 1), também precisamos nos sentir cuidados para liberar todo o potencial do nosso cérebro.
Abertura a novas ideias e experimentações:
Pesquisadores descobriram que o sentimento de ameaça reduz a nossa visão periférica, aparentemente para que possamos focar e lidar com o perigo imediato, porém, ela impede que tenhamos uma visão mais holística das coisas.
Nos momentos de ameaça, nossas opiniões são mais inflexíveis mesmo quando nos são apresentadas evidências, o que torna o aprendizado quase impossível.
Dessa forma, para incentivar o aprendizado entre a equipe, os líderes devem primeiro garantir que eles mesmos estejam abertos ao aprendizado (e à mudança de rumo).
De forma complementar, o fracasso é necessário para o aprendizado, portanto, os líderes devem criar uma cultura que apoie a tomada de riscos.
Comprometimento com o crescimento profissional dos colaboradores
Todos os organismos vivos têm uma necessidade inata de deixar cópias de seus genes. Eles maximizam as chances de sucesso de seus descendentes ao nutri-los e ensiná-los. Em troca, aqueles que os recebem sentem um sentimento de gratidão e lealdade.
Quando os líderes demonstram um compromisso com o crescimento da equipe, as pessoas naturalmente são motivadas a retribuir em resposta a um sentimento de gratidão.
Líderes devem inspirar o melhor de sua equipe, defendendo, apoiando em seu treinamento e promoção e patrocinando seus projetos importantes.
#Liderança #CulturaOrganizacional #GestãoDePessoas #NeurociênciaNaLiderança #DesenvolvimentoDeLíderes #ComunicaçãoEficaz #GestãoDeResultados #GestãoEstratégica