top of page

Peter Druker e a Gestão por Resultados

Atualizado: há 3 horas


Método de Gestão de Resultados por Peter Drucker

||Entenda os 5 pilares de gestão que direcionam para Resultados Duradouros||


Se a sua empresa possui objetivos claros e uma equipe qualificada para alcançá-los, mas ainda enfrenta desafios para atingir a performance desejada, talvez algum pilar essencial da "Gestão por Resultados" ainda precise ser fortalecido.


Peter Drucker, um dos maiores pensadores da administração, defendia que a gestão de resultados deve ser centrada em objetivos claros, mensuráveis e alinhados à estratégia da organização. Ele introduziu o conceito de gestão por objetivos (MBO), onde o foco está na definição de metas bem estruturadas e no acompanhamento contínuo do desempenho.


Para Drucker, empresas eficazes não apenas medem resultados, mas também criam um ambiente que impulsiona a produtividade e a inovação, em que líderes garantam que cada colaborador compreenda seu papel e tenha autonomia para contribuir de forma significativa.


Dessa forma, a expressão "Gestão Por Resultados" foi apresentada pela primeira vez em seu livro The Practice of Management, de 1954, através de 5 etapas:


  1. Revisão dos objetivos organizacionais: Os gestores devem ter uma visão clara das ambições, direcionadores e do planejamento estratégico da empresa.


  2. Definição dos objetivos dos colaboradores: Os gestores e seus liderados se reúnem para firmar acordos sobre os resultados esperados, estabelecem um prazo para a apresentação e avaliação.


  3. Monitoramento do processo: De tempos em tempos, antes da finalização do prazo acordado, gestores e liderados se reúnem para verificar se os objetivos estão sendo alcançados.


  4. Avaliação de desempenho: Ao final do período de funcionamento normal, o desempenho do trabalhador é julgado de acordo com o atingimento ou não dos objetivos.


  5. Recompensa: Na última etapa do ciclo, os colaboradores recebem recompensas pelos resultados obtidos.


Para uma melhoria contínua da operação, as etapas precisam fazer parte da cultura da empresa em um ciclo contínuo.



bottom of page