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Design Thinking explicado por um PhD e professor de inovação do MIT!

Atualizado: há 4 horas


Explicação completa do método de inovação Design Thinking pelo MIT


💡O Design Thinking é um método inovador de resolução de problemas que teve origem em meados de 1960. Apesar de já existir há décadas, a abordagem só começou a ganhar força fora da comunidade de design após a publicação de um artigo na Harvard Business Review, em 2008, pelo CEO e presidente da empresa de design IDEO, Tim Brown.


🌎Desde então, o Design Thinking expandiu suas fronteiras e passou a ser aplicado em todo o mundo não apenas no design de produtos, mas também na criação de serviços, estratégias e na solução de uma gama de problemas relacionados com as experiências de clientes, oferecendo uma forma colaborativa, empática e criativa de solucioná-los.

Design Thinking não é só para "coisas". Se você aplica a abordagem apenas a produtos físicos, não está aproveitando ao máximo. O Design Thinking pode ser aplicado a qualquer problema que precise de uma solução criativa!

 

Entenda abaixo o passo a passo desse método em 5 etapas:


  1. Empathize: Entenda o problema antes de buscar soluções. Às vezes, o problema real não é aquele originalmente pensado. Portanto, aqui é necessário aprofundar a análise de modo a compreender profundamente as necessidades, os desejos e as frustrações dos clientes, ou seja, colocá-los no centro do problema. Faça reuniões, entrevista e observações etc., além de envolver e entender outras partes interessadas. |Divergir|

Razão pela qual o Design Thinking é frequentemente chamado de design centrado no ser humano!


  1. Define: As pessoas erram ao tentar ter empatia conectando o problema apenas às suas próprias experiências. No entanto, agora em posse de várias informações que expressam as necessidades reais a serem trabalhadas, de acordo com a perspectiva do cliente, é momento de consolidar os dados coletados para formalizar claramente o real problema à ser resolvido. |Convergir|

O problema real é sempre mais amplo, mais sutil ou diferente do que as pessoas inicialmente supõem!


  1. Ideate: O próximo passo é desenvolver soluções para o problema através de brainstorming. Não esconda nada durante as sessões, exceto críticas, pois um dos princípios chave do brainstorming é suspender o julgamento . Nesse momento é fundamental a exploração de várias possibilidades de solução, incluindo ideias malucas e ousadas. |Divergir|

Ideias inviáveis ​​podem gerar soluções úteis, mas você nunca chegará lá se descartar todas as ideias impraticáveis ​​logo de cara!


  1. Prototype: Com o portfólio de soluções formado, agora é o momento de priorizar. Escolha as ideias que se acredita que podem realmente resolver o problema e explore essas soluções potenciais por meio de modelagem e prototipagem, pois não se desenvolve uma boa solução apenas pensando em uma lista de ideias, tópicos e esboços. |Convergir|

A implementação envolve um esforço enorme, então faça tudo certo antes de despender esse esforço!


  1. Test: Por fim, entramos em um ciclo de testes e refinamentos: Projetamos, construímos, testamos e repetimos. Repetir esse ciclo de prototipagem, teste e coleta de feedback do cliente é crucial para um Design Thinking eficaz, garantindo que a solução funcione, que ela possa ser desenvolvida e que seja possível realizar o suporte ao cliente.

Muitas vezes, descobrimos que o que pensávamos ser uma ótima solução, na verdade, é apenas razoável. Mas podemos melhorá-la com mais algumas iterações!


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