Os 6 estilos de liderança por Daniel Goleman!
- pedrohsilvaeng
- 9 de jun.
- 5 min de leitura

Daniel Goleman, autor de renome mundial no contexto de inteligência emocional, define seis estilos de liderança que apresentou pela primeira vez em seu artigo na Harvard Business Review, "Liderança que Gera Resultados", e explica quando usar cada um.
No artigo original, o autor começa instigando uma reflexão com duas perguntas:
Pergunte a qualquer grupo de gestores: o que os líderes eficazes fazem?
Você receberá uma enxurrada de respostas como: líderes elaboram estratégias; eles motivam; eles criam uma missão; constroem uma cultura.
Depois, pergunte: "o que os líderes deveriam fazer?
Se o grupo for experiente, só haverá uma resposta: o principal trabalho do líder é gerar resultados.
Mas como gerar resultados? Essa reposta não é simples e a busca dela é antiga. No entanto, uma pesquisa feita pelo autor e pela empresa de consultoria Hay/McBer, a partir de uma amostragem aleatória de 3.871 pessoas, selecionadas de uma base de dados de 20 mil executivos do mundo inteiro, elucida grande parte do mistério sobre liderança eficaz. A pesquisa buscou conexões entre liderança e inteligência emocional, bem como entre clima no ambiente de trabalho e desempenho.
A pesquisa revelou seis diferentes estilos de liderança, cada um oriundo da combinação de componentes distintos da inteligência emocional (autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e destreza social). Veja abaixo os estilos identificados e as características de cada um, segundo o autor.
Coercitivo
De todos os estilos de liderança, o coercitivo é o menos eficaz na maioria das situações. Não é difícil entender o porquê. Esse estilo é caracterizado por uma tomada de decisão de cima para baixo, uma abordagem autoritária e uma atitude exigente de "faça o que eu digo".
Embora esse estilo possa gerar resultados a curto prazo, ele tem um impacto corrosivo a longo prazo na cultura da empresa, levando a uma alta rotatividade de funcionários e a uma força de trabalho desiludida e desengajada.
✔️ Quando usar:
Esse estilo de liderança de comando e controle pode funcionar em certas situações de crise que exigem ações rápidas e decisivas, além de uma cadeia de comando clara, como em uma aquisição corporativa ou uma sala de emergência, por exemplo. Na maioria dos casos, porém, essa abordagem provavelmente será prejudicial.
Visionário
Esse estilo envolve motivar os membros da sua equipe conectando seu trabalho a uma estratégia organizacional mais ampla, ajudando-os a entender como suas tarefas diárias contribuem para um propósito maior. Trata-se de estabelecer diretrizes claras, não de microgerenciar.
Trata-se também de confiar que os membros da sua equipe trabalharão em prol da visão compartilhada com autonomia e criatividade, o que gera alto engajamento dos funcionários e maior satisfação no trabalho. Se a liderança coercitiva é o pior tipo de liderança, a liderança autoritativa se destaca como o estilo mais eficaz e inspirador.
✔️ Quando usar:
É benéfico em muitas situações, sendo particularmente útil em tempos de mudança ou incerteza. Também pode ser integrado às operações diárias, lembrando os membros da equipe da missão da empresa de forma orgânica. Por exemplo, um líder desse estilo pode dizer: "Nosso trabalho beneficiará muitas pessoas que não possuem acesso fácil à informação", ou "Estamos ajudando as pessoas a realizar seus sonhos com nossas viagens". Esses lembretes tornam os objetivos e a missão da organização tangíveis e significativos para a equipe.
Modelador
Esse estilo de liderança envolve exigir de si mesmo e dos outros padrões elevados. Embora a busca pela excelência seja admirável, a abordagem de ditar o ritmo sai pela culatra se o foco estiver nos fracassos em vez dos sucessos. A busca constante por produtividade e resultados também pode criar um ambiente de trabalho tenso.
O foco extremo na perfeição também pode dificultar que os funcionários vejam como seus esforços individuais se encaixam no panorama geral, o que pode levar ao aumento da rotatividade. "Se seus melhores funcionários estão saindo porque você os está alienando ou estressando, então você não está agindo no interesse de longo prazo da sua organização", diz ele.
✔️ Quando usar:
Embora esse estilo deva ser usado com pouca frequência, ele pode funcionar em certas circunstâncias em que seus funcionários são altamente motivados e extremamente competentes. Pode ser adequado para grupos especializados, como equipes de P&D ou jurídicas, por exemplo. Mas, mesmo nesses casos, é importante equilibrar o ritmo com outras abordagens para evitar consequências como o esgotamento dos funcionários.
Afetivo
Esse estilo de liderança envolve a construção de fortes laços emocionais, a criação de um senso de camaradagem e espírito de equipe e a promoção de um ambiente de trabalho positivo e acolhedor. Isso ajuda os membros da equipe a se sentirem integrados, a compartilharem ideias e feedbacks livremente e a trabalharem juntos em prol de objetivos comuns.
Esse estilo voltado para o relacionamento é especialmente valioso para a construção de um ambiente de trabalho positivo, em que você pode criar uma comunidade acolhedora e coesa, em vez de uma máquina administrativa, conhecendo seus funcionários pessoalmente e celebrando suas vitórias.
✔️ Quando usar:
Este estilo cria conexões e cria uma cultura empresarial positiva, mas não deve ser usado isoladamente. Pode não fornecer feedback suficiente para abordar problemas de desempenho ou lidar com desafios complexos. Combinar essa abordagem com o estilo Visionário cria mais equilíbrio.
Democrático
Envolve empoderar sua equipe para que ela tenha voz na tomada de decisões. Ao reservar um tempo para coletar informações, ouvir preocupações e perspectivas diversas e incorporar feedback, você demonstra aos membros da equipe que suas opiniões importam, suas vozes são ouvidas e suas contribuições são valorizadas. Isso lhes dá um senso de propriedade e responsabilidade.
✔️ Quando usar:
É ideal quando você não tem certeza sobre o melhor curso de ação e quer gerar ideias, mas não é uma boa estratégia quando os membros da sua equipe não têm experiência ou informação, ou em tempos de crise.
Coach
Foca no crescimento individual e envolve dedicar tempo para entender os objetivos de longo prazo dos membros da sua equipe, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional. Fazer perguntas como: "O que você quer da sua vida, da sua carreira, deste emprego?" e "Como posso ajudá-lo?", incentiva seus colaboradores a refletir sobre suas aspirações e a trabalhar para alcançá-las. Ao demonstrar interesse genuíno pelo desenvolvimento deles, você os ajuda a se sentirem valorizados e motivados.
✔️ Quando usar:
Esse estilo é especialmente útil em avaliações de desempenho individuais, mas você também pode inseri-lo em conversas cotidianas. Um líder em modo coach pode dizer: "Você é ótimo em XYZ, mas quando faz ABC, não funciona tão bem por esses motivos. Já pensou em tentar essa outra abordagem?". Esse feedback em tempo real ajuda os funcionários a crescer e aprender, em vez de deixar problemas potenciais perdurarem.
Conclusão
Cada estilo individual exerce um impacto direto no ambiente de trabalho, porém, o mais importante ponto da pesquisa foi a indicação de que os líderes com melhores resultados não têm apenas um estilo de liderança, sendo capazes de alterar entres os estilos a depender da situação do trabalho.
Uma reflexão muito interessante sobre o tema é que mesmo que você seja naturalmente introvertido ou tenda a ser movido por dados e análises em vez de emoções, ainda pode aprender a adaptar diferentes estilos de liderança para organizar, motivar e direcionar a sua equipe. Segundo o autor: "Ser um grande líder significa reconhecer que diferentes circunstâncias podem exigir abordagens diferentes".
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